CDC

Comissões - CDC

CDC

O biênio 2014-2016 da ABRATEF tem como presidente a associada titular da AGATEF, Helena Centeno Hintz, a associada titular da APTF como coordenadora do Conselho Deliberativo e Científico (CDC), Rosana Galina e como secretárias: a associada titular da APTF, Denise Gomes e a associada titular da APRTF, Rachel Tardin.

A ABRATEF é composta pela Assembléia Geral, pela Diretoria Executiva da ABRATEF, pelo CDC e pelo Conselho Fiscal. O CDC tem como objetivo a manutenção das diretrizes organizadoras e protetoras da ABRATEF. E para isso as Associações Regionais, através de seus associados, se representam com a eleição dos conselheiros como seus porta-vozes.

O CDC elabora o plano de trabalho e as diretrizes da Diretoria Executiva da ABRATEF, com o referendo e/ou aprovação da Assembléia, e delibera questões de acordo com o seu Regimento Interno. O CDC executa seu trabalho e se organiza em comissões permanentes e especiais, distribuídas entre o corpo de conselheiros.

FUNÇÕES DO CDC

• O Coordenador e o Secretário do CDC são eleitos na reunião que ocorre no Congresso pelos conselheiros eleitos e pelos conselheiros do biênio passado;

• O Coordenador do CDC organiza as comissões permanentes e especiais para atender os objetivos do biênio em exercício da ABRATEF;

• O secretário do CDC assessora o coordenador e facilita a comunicação entre os conselheiros. Durante as reuniões elabora a ata, organiza a documentação, as procurações e as justificativas de faltas.

• Os Conselheiros trazem suas questões e repassam os temas discutidos, as atas e as medidas aprovadas às Associações Regionais, para o acompanhamento dos respectivos associados. É essa comunicação que legitima a função do conselheiro e do próprio CDC.

MANDATO DOS CONSELHEIROS

O conselheiro participa do CDC por um ou dois biênios. Após 4 anos não é reeleito para o biênio seguinte para que os associados e as diretorias das Associações Regionais possam se fazer representar em diferentes momentos, no seguinte critério de proporcionalidade:

• 5 conselheiros: mais do que 100 associados titulares

• 4 conselheiros: entre 75 e 99 associados titulares

• 3 conselheiros: entre 50 e 74 associados titulares

• 2 conselheiros: menos que 49 associados titulares 

COMISSÕES PERMANENTES

São constituídas para tratar de temas inerentes à manutenção da ABRATEF e executar uma das funções do CDC, determinadas no Estatuto. Possuem seus Regimentos Internos. Nesse biênio não foram necessárias comissões especiais para atividades necessárias das nove comissões permanentes.

 

COMISSÃO EDITORIAL:
Objetivo: elaborar normas para todas as publicações da ABRATEF inclusive as virtuais.

COMISSÃO DE ESTATUTO E REGIMENTO INTERNO DA ABRATEF:
Objetivo: elaborar ou aperfeiçoar os estatutos da ABRATEF e regimento interno do Conselho.

COMISSÃO DE HISTÓRICO:
Objetivo: Por votação unânime, transformou-se em permanente, por se julgar que a história da ABRATEF deve ser coletada ininterruptamente.

COMISSÃO DE PESQUISA:
Objetivo: desenvolver a pesquisa e sua metodologia para estudo da Família e Terapia Familiar no Brasil, fazendo crescer esta especialidade.

 

Newsletter

Sobre a Abratef

ABRATEF é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1994, com reprentatividade em 11 estados através de suas regionais. Tem por finalidade congregar profissionais da área da família, incentivando e apoiando o estudo e ações voltados às famílias em seus múltiplos contextos. Além de apoiar eventos científicos e foruns de discussão, promove a cada dois anos o Congresso Brasileiro de Terapia Familiar.

Últimas Notícias

07.01.15
Instituto Sistemas Humanos e o ano 2015
Leia mais...

02.12.14
Programa de Ação - Biênio 2014-2016
Leia mais...

 

 

Sede Abratef

Entre em contato conosco, telefone ou envie um email.

  • End:  Rua João Afonso, 20 - Humaitá
              Rio de Janeiro, RJ - 22261-040 


  • Fone e Fax:  +55 21 3602-4983
  • Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Você está aqui: Home Instituição CDC